Marcas do Expressionismo

21 mar

O Museu de Arte Brasileira da FAAP é palco, desde 15 de fevereiro, da exposição Marcas do Expressionismo, reunindo cerca de 90 obras de seu acervo, entre pinturas, gravuras e desenhos.

(Marco Paulo Rolla. A coqueteleira, 1991, acrílico em tela)

Obras de Anita Malfatti, Flávio de Carvalho e Oswaldo Goeldi, notáveis artistas do movimento modernista brasileiro, são as grandes atrações da mostra pela quantidade de obras que os representa, pela qualidade artística das mesmas e, fundamentalmente, por serem os mais significativos expoentes do Expressionismo nas artes visuais brasileiras.

(Marina Caram, Menina pobre, menina rica, 1954, nanquim no papel)

As gravuras em nanquim, principalmente as do meu ‘parente’ Heinz Kühn, me chamaram muitíssima atenção na minha última visita ao museu, mas infelizmente não consegui achar nenhuma na internet pra mostrar pra vocês aqui. Vale a pena dar uma olhada nas incríveis obras dessa exposição que tem como objetivo constatar que o cerne dessa tendência artística se manteve atuante quanto aos seus fundamentos conceituais e seus aspectos formais, apesar do tempo transcorrido desde seu surgimento e graças à solidez atemporal dos valores artísticos, gerados na busca por revelar os caminhos que levam ao mundo interior do ser humano e sua existência.

(Marina Caram.ST,_1967. NAnquim e guache papel)

A gravura acima foi a minha escolhida da exposição. Marina Caram é das poucas artistas com algo a dizer, a comunicar, a expressar. Sua visão crítica, ao focalizar as injustiças sociais de nosso país, indiretamente abrange as de todo o Terceiro Mundo. Além de tudo suas exposições são raríssimas de se acontecer, vão ficar fora dessa ?

Marcas do Expressionismo:

Data: de 15 de fevereiro a 29 de maio de 2011

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
E-mail: museu.secretaria@faap.br

Horários: de terça a sexta, das
10h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

ENTRADA FRANCA

Deixe um comentário